Como cozinhar em panelas de aço inox?

28 fevereiro, 2018

O alimento conserva suas propriedades nutritivas quando o cozimento é rápido. As panelas Euro Inox cozinham o alimento mais rápido que as feitas de alumínio.
Utilize uma fonte de calor brando para evitar que o alimento grude no fundo da panela, pois o corpo de aço inox e o fundo triplo distribuem uniformemente o calor. Portanto, não é necessário fogo alto, o que economiza energia.

Cozinhe os alimentos com a panela tampada. Isso reduz ainda mais o tempo de cozimento, preservando as características nutritivas e economizando energia.
Adicione o sal ou óleo somente quando a água entrar em ebulição. O sal mancha o metal e o óleo retarda a fervura.

Não coloque a panela vazia para aquecer. Adicione água para cozimento ou óleo para fritura, exceto quando for grelhar alimentos.

Para grelhar, aqueça a frigideira limpa em fogo alto. Passe uma camada de óleo no alimento e coloque-o na frigideira bem quente. Assim que o alimento estiver no ponto certo, retire-o raspando com uma espátula de silicone ou madeira.

Para alimentos como arroz, desligue o fogo antes do término do cozimento e deixe a panela tampada. O fundo triplo manterá a temperatura de cozimento por mais alguns minutos e o alimento chegará ao ponto ideal. Quando ferver leite, faça o mesmo procedimento, para não derramar.

Para o preparo de caldas doces ou delicadas, retire-as do fogo antes do ponto e mexa-as até atingir a consistência ideal. Retire a calda da panela imediatamente, pois como o fundo triplo mantém a temperatura e cozimento o alimento pode queimar.